Natal Gelado em Santa Catarina

Não parece verão, com a ocorrência de geadas em pleno mês de dezembro na Serra Catarinense
Pensavas que era só no natal dos americanos que fazia frio!

São Joaquim


No final do mês de dezembro, São Joaquim teve uma madrugada típica de inverno, ou seja, frio e geada fraca a moderada em alguns pontos da cidade e na área rural.
Hoje registrou-se a quinta geada em dezembro, um recorde absoluto, eram três dias no ano de 1998 e 2007 e no perío­­do de 1955 a 2007. Não é raro gear nos meses de verão climático (dezembro a março), mas não é comum o frio constante que vem fazendo na região serrana e mesmo em grande parte do estado, especialmente do centro ao litoral.
Segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, possivelmente, desde 1983 e 1984, não tínhamos um dezembro tão frio de média mensal, em grande parte destas áreas. Apenas o oeste de Santa Catarina está tendo um dezembro próximo do normal, mas também com número maior de noites frias.
Este frio fora de época está atrasando o ciclo das culturas de verão como arroz, soja, milho e feijão, aliado também à estiagem, que já afeta grande parte do Estado, especialmente o oeste e meio oeste catarinense
Para Coutinho, este comportamento já é conseqüência do fenômeno La niña, que ocasiona chuva muito irregular e períodos de estiagem com entrada mais frequente de ar frio.
Esta será a marca do nosso verão, extremos com frio e calor mais acentuados e no geral verão mais ameno e curto, começou (climaticamente) com quase quatro a cinco semanas de atraso e poderá terminar antes do fim de março e com mais dias de tempo bom que o normal para época.
Para os próximos dias, a meteorologia prevê tempo bom sem chuva, porém ainda com risco de geadas e frio na parte da noite.
No litoral, o final de semana também será bom.

Fonte: Correio lageano

0 comentários:

Postar um comentário