Google: apagando blogs de música


O Google deletou seis do mais populares blogs de música baseados no Blogger (incluindo todos seus arquivos) em um esforço para combater a pirataria online de música. A ação vem em resposta ao Digital Millenium Copyright Act (DMCA).

De acordo com o The Guardian, o ato de deletar o conteúdo dos blogs foi feito sem um comunicado claro, e os blogueiros estão insistindo que eles não hospedavam nenhum conteúdo protegido sem permissão.

Os sites deletados estavam usando o serviço Blogger, do Google; e incluiam o "I Rock Cleveland", "It's a Rap", "Living Ears", "To die By Your Side", "Masala" e "Pop Tarts". Eles eram dedicados a introduzir novas músicas ou gêneros musicais para fãs de música, geralmente de bandas obscuras ou artistas independentes.

O Google respondeu à revolta com um post no Blogger explicando a sua política baseada no DMCA. Enquanto que o Google normalmente dá uma chance ao blogueiros para se explicarem quando recebem uma ordem para desmonte de blogs pela DMCA, eles alegam: "quando recebermos reclamações em massa pelo DMCA sobre um mesmo blog, e não temos nenhum indicativo de que o conteúdo do mesmo está sendo usado com autorização, nós iremos remover o blog."

Esse pode ter sido o caso com esses blogs. Porém, alguns blogueiros disseram que não sabiam como ir adiante e responder usando o direito de resposta.

O problema é que o DMCA, às vezes, comete enganos quando envia pedidos de desmonte aos websites - algumas vezes eles não percebem que o site está usando determinada faixa com autorização - mas os blogueiros sentem que o Google não deu uma chance adequada para se defenderem, e agora meses ou anos de históricos de blog (o que é crítico para leituras e serviços de busca) estão permanentemente perdidos. Mesmo se os blogueiros conseguirem reativar seus blogs.


Fonte desta matéria (em inglês): mashable.com

By: MÅ®løn MÅt˵§ - [√.ΐ.Þ]™

Siga-nos! orkut - twetter - dihitt

0 comentários:

Postar um comentário