Como usar o APT Capítulo 1 - Introdução

Esse documento pretende levar ao usuário um bom conhecimento das funções do utilitário de empacotamento do Debian, APT. É objetivo real deste, facilitar a vida dos novos usuários de Debian ou ajudar aqueles que desejam se aprofundar no conhecimento da administração desse sistema. Ele foi criado para o projeto Debian-BR para melhorar ainda mais o suporte à distribuição Debian oferecido ao usuário falante da língua portuguesa.


No início havia o .tar.gz. Os usuários tinham de penar para compilar cada programa usado em seu sistema GNU/Linux, ou outro qualquer. Quando o Debian foi criado, sentiu-se a necessidade de um sistema de gerenciamento de pacotes instalados no sistema. Deu-se a esse sistema o nome de dpkg. Assim surgiu o famoso `pacote'. Logo após a Red Hat resolveu criar seu conhecido sistema rpm.
Rapidamente outro dilema tomou conta das mentes dos produtores de GNU/Linux. Uma maneira rápida, prática e eficiente de se instalar pacotes, gerenciando suas dependências automaticamente e tomando conta de seus arquivos de configuração ao atualizar. Assim, o Debian, novamente pioneiro, criou o APT ou Advanced Packaging Tool, hoje portado pela Conectiva e incorporado por algumas outras distribuições.
Este manual não tenta entrar na área do apt-rpm, como ficou conhecido o APT portado pela Conectiva, mas "patches" são bem vindos para atingir esse objetivo.
Esse manual é baseado na versão do Debian Sarge.

0 comentários:

Postar um comentário