Slitaz: Tazpkg


Tazpkg é um gerenciador de pacotes ultra-leve (que está presente no Slitaz) que instala, lista, baixa, atualiza ou remove pacotes precompilados em um sistema GNU/Linux. Tazpkg fornece comandos para busca e criação de pacotes e foi criado independentemente. Os pacotes usando a extensão *.tazpkg são constituidos de arquivos cpio que contém um sistema de arquivos comprimido com o gzip, uma receita e uma descrição opcional. O Tazpkg também gerencia dependências baseado nas receitas de pacote: cada receita contém todas as informações sobre um pacote e também pode incluir funções de pré e pós-instalação. A mesma receita é usada pelo Tazwok para compilar fontes e gerar um pacote .tazpkg.
O Tazpkg é inteiramente construído a partir do zero usando SHell Script. Compatível com o Bash, roda sobre o Ash - parte do projeto Busybox. O Tazpkg é distribuído sob a licença livre GNU GPL V3.

COMANDOS

list

Lista pacotes instalados no sistema. Este comando mostra uma lista em formato de coluna com todos os pacotes instalados, e também permite listar categorias, pacotes baseados em categorias e pacotes bloqueados para instalação. Você também pode usar o comando "search" (buscar) para uma lista baseada em um termo ou em um nome de pacote:
# tazpkg list
# tazpkg list cat|categories
# tazpkg list blocked

xhtml-list

O comando "xhtml-list" cria uma lista em formato xHTML de todos os pacotes instalados no sistema que pode ser lida com o seu navegador web favorito. Pode ser utilizado por um usuário comum e criar uma página "instaled-packages.html" (pacotes instalados) no diretório atual. Note que você pode mudar o nome da lista gerada por meio da linha de comando:
# tazpkg xhtml-list
# tazpkg xhtml-list list-name.html

list-mirror

Lista pacotes disponíveis no mirror. Este comando mostra o arquivo "packages-list" recarregado a partir do mirror. Se este arquivo não existir, será pedido a você que rode o comando "tazpkg recharge" como usuário root para listar os pacotes disponíveis. A opção --diff é usada para mostrar as diferenças entre a última e a atual lista de pacotes:
# tazpkg list-mirror
# tazpkg list-mirror --diff

info

Mostra qualquer informação disponível na receita para o pacote em questão - sua versão, categoria, mantenedor, website e quaisquer dependências (veja também Tazwok para mais informações sobre receitas):
# tazpkg info busybox

desc

Descrição do pacote (se existir). Este comando mostra o arquivo "description.txt" de cada pacote (um arquivo de texto simples, justificado em 80 caracteres para caber num terminal padrão):
# tazpkg desc busybox

list-config

Lista os arquivos de configuração do sistema. A opção --box mostra estas informações em formato de tabela
# tazpkg list-config
# tazpkg list-config --box

list-files

Lista todos os arquivos instalados pelo pacote. Este comando lê e mostra o conteúdo do arquivo "files.list" de cada pacote, o qual é automaticamente gerado quando um pacote é criado e também é usado para remover arquivos quando se desinstala um pacote. Para listar os arquivos instalados pelo pacote bc:
# tazpkg list-files bc

search

Busca por pacotes por proprietário ou nome do pacote. Este comando busca pelo termo informado nos pacotes instalados e na lista de pacotes disponíveis no mirror. Para obter a mais recente lista de pacotes disponíveis, rode "tazkpg recharge" antes de iniciar uma busca:
# tazpkg search gcc

search-file

O comando "search-file" permite a busca por um arquivo entre os instalados pelos pacotes. Este comando é muito útil para achar o caminho completo para um arquivo e determinar se um arquivo está presente no sistema. Exemplo:
$ tazpkg search-file libnss

install

Este comando instala um pacote disponível localmente que possui a extensão .tazpkg. Veja "get-install" para instalar pacotes disponíves na internet. Note que você pode forçar a instalação com a opção --force. Você também dispõe de opções para desinstalação e reinstalação ou para especificar o sistema root no qual você deseja instalar o pacote com a opção -root= opção:
# tazpkg install package-1.0.tazpkg
Ou :
# tazpkg install path/to/package-1.0.tazpkg --forced
Ou :
# tazpkg install path/to/package-1.0.tazpkg --root=/mnt/rootfs

install-list ou get-install-list

Instala uma seleção de pacotes listados em um arquivo. Este comando permite a você instalar vários pacotes com um único comando, e também oferece a opção --forced:
# tazpkg install-list my-packages.list
# tazpkg get-install-list my-packages.list --forced

link

Permite a instalação de um pacote a partir de uma mídia qualquer. A configuração é feita criando links simbólicos e consome pouca memória. Geralmente é usado em sistemas LiveCD para instalar pacotes encontrados numa mídia USB:
# tazpkg link openoffice /media/usbdisk

remove

Remove um pacote. Será pedido que você confirme a ação (y/N). Este comando deleta todos os arquivos instalados pelo pacote. Para ver a lista de arquivos, use o comando "list-files" seguido do nome do pacote. Exemplo com o pacote bc:
# tazpkg remove bc

extract

Extrai um pacote em um diretório. Se você não especificar o diretório de destino, o pacote será extraido no diretório atual usando o formato nome do pacote-versão:
# tazpkg extract package.tazpkg
# tazpkg extract package.tazpkg target/dir

pack

O comando "pack" cria um pacote a partir de um diretório preparado previamente ou a partir de um pacote extraido localmente. Pode também criar manualmente um pacote .tazpkg (veja a documentação do Tazwok para a criação automática de pacotes). Para "empacotar" (pack) um pacote:
# tazpkg pack package-version

repack

O comando "repack" permite a recriação de um pacote a partir dos arquivos instalados no sistema em que este pacote foi instalado. Para "re-empacotar" (repack) um pacote:
# tazpkg repack package

repack-config

O comando 'repack-config' recria um pacote a partir dos arquivos de configuração do sistema (veja list-config). É suficiente para instalar um pacote para encontrar a configuração atual. Para re-empacotar os arquivos de configuração:
# tazpkg repack-config

recharge

Recarrega a lista de pacotes disponíveis no mirror. Este comando baixa o arquivo "packages.list" (lista de pacotes instaláveis) mais recente e salva a antiga. Uma vez que a lista está atualizada, você pode usar os comandos "list" e "search". Para ver uma relação com as diferenças entre a lista atual e a antiga, use o comando "list-mirror --diff" e para ver e atualizar pacotes, use o comando "upgrade". Para recarregar a lista de pacotes:
# tazpkg recharge

upgrade

Este comando permite a atualização de todos os pacotes disponíveis no mirror. Atualizar pacotes é uma parte importante da manutenção da segurança do sistema, permitindo o acesso às últimas atualizações e correções. O projeto SliTaz, embora leve, fornece atualizações de segurança regulares e geralmente oferece as últimas versões dos programas. Note que esta função é direcionada àquelas pessoas que possuem o SliTaz instalado no seu disco rígido. Pacotes atualizados a partir do LiveCD serão perdidos no desligamento do sistema. Para atualizar:
# tazpkg upgrade

check

O comando "check" checa por dependências em pacotes instalados e determina se todos os arquivos necessários para o re-empacotamento de um pacote estão presentes:
# tazpkg check package

block ou unblock

Os comandos "block" e "unblock" permitem o bloqueio de pacotes instalados para que estes não possam ser atualizados com o comando "upgrade". A lista de pacotes bloqueados está contida no arquivo /var/lib/tazpkg/blocked-packages.list, que também pode ser editado manualmente. Para bloquear ou desbloquear pacotes, como o Grub, por exemplo:
# tazpkg block grub
Ou :
# tazpkg unblock grub

get

Baixa um pacote do mirror (se existir). O arquivo baixado é arquivado no diretório atual. Para descobrir qual o diretório atual utilize o comando "pwd". Para baixar o pacote Grub:
# tazpkg get grub

get-install

Baixa e instala um pacote de um mirror na internet. O comando "get-install" inicia checando se o pacote requerido existe no mirror e se já foi baixado. Para uma lista de pacotes do mirror, usa-se o comando "list-mirror". Para baixar e instalar o pacote Grub:
# tazpkg get-install grub

clean-cache

Remove pacotes *.tazpkg baixados que se encontram no cache. Durante a instalação, o Tazpkg mantém uma cópia dos pacotes baixados da internet. Isto é feito para economizar banda no caso de uma reinstalação, mas pode ser que você queira ter mais espaço no disco rígido ou baixar os pacotes novamente:
# tazpkg clean-cache

setup-mirror

Configura a URL do mirror. O comando "setup-mirror" pedirá a URL do novo mirror. Você pode especificar várias URLs separadas por espaços. Note que você também pode modificar manualmente o arquivo /var/lib/tazpkg/mirror. A URL deve apontar para um diretório contendo um arquivo "packages.list" e os pacotes:
# tazpkg setup-mirror

reconfigure

Executa novamente o script de pós instalação de um pacote. Exemplo usando o gcc:
# tazpkg reconfigure gcc

depends ou rdepends

Mostra a árvore de dependências (direta ou inversamente) para um pacote. Exemplo utilizando o mpd:
# tazpkg depends mpd
# tazpkg rdepends mpd

add-undigest ou setup-undigest

Define a URL de um mirror não oficial para testar ou usar pacotes que não estão disponíveis no mirror oficial (chamados 'undigest'). Note que em vez de rodar este comando você pode editar diretamente o arquivo /var/lib/tazpkg/undigest/'repositorio'. A URL deve apontar para um diretório na web que contenha um arquivo 'packages.list':
# tazpkg add-undigest public-repository http://my.home.org/slitaz
# tazpkg setup-undigest local-repository /home/slitaz/packages

remove-undigest

Remove a URL de um mirror undigest:
# tazpkg remove-undigest my-repository

list-undigest

Lista os mirrors undigest adicionados:
# tazpkg list-undigest

convert

Converte pacotes .deb (debian), .rpm (RedHat), .tgz (Slackware) ou .pgk.tar.gz (Archlinux) em pacotes .tazpkg (SliTaz):
# tazpkg convert pacote{.deb|.rpm|.tgz|.pkg.tar.gz}

set-release

Este comando muda a versão atual e faz a atualização de pacotes para o lançamento mais recente:
# tazpkg set-release cooking

bugs

Mostra uma lista de bugs conhecidos dos pacotes:
# tazpkg bugs

0 comentários:

Postar um comentário