Como parar de fumar

Como Para de Fumar
# Você precisa realmente querer parar. Faça uma lista dos motivos pelos quais quer tentar parar e escolha um dia tranquilo, sem tensões para começar.
# Pare de uma vez. Resista à tentação de "dar apenas uma tragadinha" .
# Peça ajuda às pessoas com que convive. Combine com um amigo para fazerem a tentativa juntos.
# Jogue fora cigarros e isqueiros e evite companhias e lugares que o façam sentir vontade de fumar.
# Como menos chocolate, carnes vermelhas, café e álcool, pois provocam vontade de fumar. Como alimentos saudáveis e prefira água.
# Faça exercícios ou arranje um hobby.
# Dê um presente a você mesmo com o dinheiro que gastaria em cigarros.
# Tente a hipnose ou a acupuntura.

Pare de fumar! Embora apenas um quarto daqueles que tentam parar de fumar tenha êxito, todos podem consegui-lo, com a motivação adequada e a ajuda da família e dos amigos. Você tem obrigação de preservar sua própria saúde, portanto pare de fumar hoje mesmo.
Nunca é tarde demais para parar de fumar. Não importa há quanto tempo você fuma, o risco de desenvolver uma doença relacionada ao tabagismo, como bronquite crônica, ou de sofrer um ataque cardíaco, diminui assim que você pára. Após cinco anos sem fumar, o risco de morte prematura em consequência dessas doenças cai quase pela metade e, após 15 anos, o risco para o ex-fumante é quase o mesmo que para o não-fumante.
Embora 4 em cada 5 fumantes digam que gostariam de abandonar o fumo, apenas cerca de um quarto daqueles que tentam consegue deixar de fumar. A motivação é um fator chave para consegui-lo.

Parar de fumar engorda?
Algumas pessoas aumentam de peso quando param de fumar, em parte porque seu apetite aumenta, sentem melhor o sabor dos alimentos e em parte porque ocorrem mudanças em seu metabolismo. Entretanto, o excesso de peso não é tão prejudicial à saúde como o fumo. É possível manter o peso sob controle enganando o estômago, entre as refeições, com frutas frescas e petiscos saudáveis, como pipocas sem óleo. Comendo de forma correta, você conseguirá limitar o aumento de peso a cerca de 2,5 Kg.

Por que você fuma?

Para deixar de fumar, é conveniente descobrir as razões que o levam a fumar. Uma vez examinados seus hábitos em relação ao fumo, você poderá descobrir que tipo de fumante é. Assim, suas chances de abandonar o vício serão maiores.
O viciado em nicotina
Os viciados em nicotina ficam inquietos e acendem um novo cigarro minutos após haver apagado o último. Devido aos sintomas de abstinência, que podem incluir dores de cabeça, ansiedade e irritabilidade, é difícil abandonar o fumo. Se você tem esses sintomas, uma receita médica para goma de mascar com nicotina ou adesivo com nicotina pode ajudar. O uso prolongado da goma de mascar com nicotina pode, eventualmente, causar dependência, mas não prejudicará tanto sua saúde como a inalação de monóxido de carbono, alcatrão e outras substâncias tóxicas do cigarro.

Existem vários motivos para fumar e vários bons motivos para deixar de fumar.
O fumante habitual - Para cortar o vício, é preciso mudar a rotina diária, evitando situações em que você sente vontade de fumar. Se você sempre sente vontade de fumar depois das refeições, saia da mesa e sirva-se de um copo de água.
Fumar para relaxar - Se você fuma simplesmente para aliviar a tensão, procure outras maneiras de lidar com o estresse, como praticar uma atividade física ou fazer exercícios de relaxamento.
O fumante social - Se vários de seus amigos fumam, talvez seja importante evitar a companhia deles nas primeiras semanas, até que você tenha conseguido superar a tentação de fumar. Coloque-se na frente do espelho e diga: "Obrigado, eu não fumo". Deve também evitar lugares onde você normalmente fumava, como, por exemplo, barzinhos.
Fumar para manter as mãos e boca ocupadas - Muitos fumantes apelam para a comida em vez do cigarro, como forma de manter a boca e as mãos ocupadas. Escolha outra atividade simples, como brincar com um cordão de contas ou mascar um chiclete sem açúcar.
Fumar para aliviar o tédio - Se você fuma quando está entediado e não tem com que se ocupar, arranje um hobby ou faça esporte. Os exercícios reduzem o peso adquirido ao parar de fumar.

Como conseguir relaxar sem fumar.

Para eliminar a tensão e a ansiedade após passar algumas horas sem fumar, procure praticar exercícios de relaxamento:
Para descansar o corpo - contraia os músculos de uma das partes do corpo de cada vez, começando pelos pés e subindo até o rosto e couro cabeludo. Mantenha a contração e conte até 10, depois relaxe.
Para tranquilizar a mente - Sente-se em uma sala silenciosa, feche os olhos e preste atenção à própria respiração. Conte sua respiração até 50. Depois, fique sentado durante alguns minutos, sem pensar em nada. Cada vez que começar a divagar, recomece a contagem.

As crianças e o cigarro
Muitas crianças fumam. Talvez sintam-se atraídas pelo desejo de parecerem mais velhas, por pressão dos amigos ou para disfarçar a timidez ou embaraço em situações sociais. No Brasil, onde ainda existem comerciais de cigarros, propagandas que chamam a atenção também influenciam as crianças. Inúmeros eventos esportivos ainda são patrocinados por fabricantes de cigarros.
Para as pessoas que começaram a fumar antes dos 20 anos é mais difícil abandonar o cigarro do que para as que adquiriram o hábito mais tarde.

veja mais dicas de saúde em http://www.dietadiet.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário