SUSE Studio


O SuseStudio e um site no qual você pode criar sua própria distribuição linux baseada no OpenSuse. Para começar você deve criar um conta em http://susestudio.com/ e logar nela. Você deve escolher qual ambiente irá ter na sua distribuição e escolher o nome, e depois você irá selecionar os pacotes de software que você deseja que estejam presentes na sua distribuição. Nos que existem espécies de abas no canto superior da janela do site, as quais são “Start” (que é a qual você está), “Software”, “Configuration”, “Overlay Files” e “Build”. Clique na aba Software.
Na tela que será carregada, você verá a opção “Software sources”, a qual serve para você adicionar os repositórios que servirão para instalação e atualização automáticas de aplicativos e programas para a sua distribuição. Para ver quais são so repositórios que podem ser adicionados, clique em “Add repositories...”.
Na página seguinte você verá uma lista de repositórios que são disponibilizados pelo próprio SUSE Studio. Caso você queira adicionar o repositório de algum programa ou projeto que você conheça, clique em “Import new repository...”.
Em “Selected software” você verá quais são os pacotes que estão selecionados e que serão instalados na sua distribuição. Para adicionar os programas que você desejar instalados com a instalação padrão da sua distribuição, você pode usar o campo “Quick add”, no qual você irá digitar o nome do programa desejado e ele (ou aquele que for mais próximo) automaticamente será adicionado à lista de programas.
É possível também realizar buscas precisas, nas quais são mostrados além dos pacotes principais, pacotes contendo a documentação ou complementos para o programa. Pra tanto, faça uma busca no campo “Search for software”. Vale lembrar que, em ambos os casos, o SUSE Studio irá selecionar todas as dependências necessárias para a inclusão dos softwares na distribuição.

No menu “Configuration”, você poderá selecionar diversas opções, como por exemplo a linguagem padrão da distribuição, além de realizar o cadastros dos usuários. É possível também escolher qual será o logotipo da distribuição e qual será o plano de fundo utilizada na área de trabalho, dentre diversas outras opções.
Na penúltima opção, em “Overlay Files”, você pode adicionar arquivos extras que você deseja que estejam disponíveis após o sistema ter sido instalado, como por exemplo arquivos multimídia para testes.
Na última aba (em “Build”), você irá criar o pacote para instalação da sua distribuição. Esse arquivo pode ser uma imagem para um pendrive, um LiveCD (no formato ISO) ou um arquivo para ser rodado em máquina virtual. Escolha a opção que você deseja, e digite qual é o número da versão da sua distribuição, e clique em “Build”.
Agora basta você aguardar alguns minutos para a construção do pacote, e pronto! Antes de fazer o download, note que existe um botão com o nome de “Testdrive”. Clique nele e faça um teste, inicializando a distribuição que você acaba de criar.

0 comentários:

Postar um comentário