Tutorial Alien

Como vocês já devem saber, o Alien um programa que converte pacotes de um certo formato para outro, neste tutorial ensinaremos como utiliza-lo através do terminal. Para que ele funcione corretamente é necessário estar como Root ou simplesmente usar o Terminal como Root, também é necessário alguns pacotes instalados: Para se converter um pacote para DEB, os seguintes pacotes devem estar instalados: gccmakedebmakedpkg-dev e dpkg, seguindo os moldes do exemplo acima. Para se converter um pacote para SLP, o pacote lsb deve estar instalado. Para se converter um pacote para PKG, os pacotes Solaris pkginfo e pkgtrans devem estar instalados. E para se converter um pacote para tgz não é necessário nenhum pacote adicional instalado. Se você não tiver estes pacotes basta  executar os seguinte comando no terminal: 'sudo apt-get install alien' que os pacotes que são necessários serão instalados.
Mas agora para se converter um pacote basta entrar no terminal e acessar a pasta aonde está o arquivo, como por exemplo: 'cd /home/natan/Downloads' e depois digitar os seguintes comando conforme o pacote a ser convertido:

Para converter um pacote RPM para um DED se usa este comando: 'Alien --to-deb pacote.rpm' OBS: se deve substituir o 'pacote.rpm' pelo pacote que você quer converter.
Mas para se converter um pacote DEB para RPM digite: 'alien --to-rpm pacote.deb'
E assim segue a regra: para converter para TGZ basta colocar: --to-tgz antes do nome do pacote, isso vale para os outros também: --to-slp, --to-pkg 
Há também outras opções:
-i, --install
Automaticamente instala o pacote convertido e remove o pacote usado para a conversão. 

--description=desc
Especifica a descrição do pacote. Somente tem efeito se estiver convertendo de um pacote tgz. 

--version=version
Especifica a versão do pacote. Somente tem efeito se estiver convertendo de um pacote tgz. 

-k, --keep-version
Por padrão, o alien modifica a versão do pacote convertido. Se esta opção for colocada ele manterá a versão do pacote.

-v, --verbose
Mostrará cada comando que o alien está executando na conversão do pacote especificado.

#alien -i pacote.rpm
Converte o pacote.rpm para pacote.deb (se nenhum tipo de pacote for especificado, o alien converte por padrão, para o formate deb) e instala o pacote convertido.


# alien --to-deb --to-tgz --to-slp kopete.deb amsn.rpm licq.tgz
Criará 9 novos pacotes. Quando o processo terminar, nós teremos os pacotes 
kopeteamsn e licq nos formatos deb, tgz e slp. 

Vale lembrar que se deve tomar alguns cuidados, como por exemplo não converter pacotes do sistema que tenham grande importância.

0 comentários:

Postar um comentário