Mozilla Developer Preview 3.7a5

A Mozilla liberou a nova versão de testes do que futuramente será o Firefox 4. Com o nome de “Mozilla Developer Preview 3.7a5”, o quinto alfa, algumas mudanças já podem ser notadas, tanto na interface, como em seu desempenho e funcionalidades.
Para Linux, a mudança de aparência se resume a unificação dos botões “Recarregar” e “Interromper”, tal como no Opera. Ainda há opções de “jogar” as abas para cima da barra de navegação e ocultar os menus, deixando-o com uma aparência mais limpa (e cada vez mais parecido com o Opera).
Na parte de desempenho, a promessa de que o Firefox 4 não irá consumir tanta memória não está sendo levada muito a sério pelos desenvolvedores. Mas, como ainda estamos na fase alfa, não pode ser muito exigido. Na questão velocidade de navegação, não há grande ganho em relação à última versão estável (3.6.3).
Voltando as novas funcionalidades, o motor de renderização WebGL em HTML5, que permite a visualização de objetos 3D e a interação com eles (jogo Quake II, por exemplo) já é instalado, mas o usuário deve ativar o Direct2D caso necessite. Assim como ele, o HTML5 proporciona outras facilidades (em boa parte aos desenvolvedores, é claro). Esta versão já integra o codec WebM VP8, produzido pela Google, que permite a reprodução de vídeos sem usar o Flash e que é usado nos vídeos do YouTube.
Quem quiser conferir como está o preview do Firefox 4, clique aqui. Lembre-se que muitos bugs podem ocorrer, e grande parte dos add-nos não serem compatíveis por ainda ser uma versão de testes.

Testando o Firefox 3.7a5 no Linux
Após baixar o pacote abra o terminal e siga os passos.

1. Entre como usuário root (sudo su);
2. Entre na pasta onde o pacote foi baixado
Usando o padrão do Ubuntu seria algo como:
cd /home/nome_do_usuario/Downloads
3. Em seguida extraia usando o comando:
tar jvfx mozilladeveloperpreview-3.7a5.tar.bz2
4. Entre na pasta onde o pacote foi extraido;
5. E rode o programa:
./firefox

Obs: isso não instala ou substitui a versão do Firefox que você tem instalado. É necessário realizar os passos 4 e 5 toda vez que quiser usá-lo.

Retirado de Espaço Liberdade

0 comentários:

Postar um comentário