Roubo de contas no orkut

É galera! realmente espanta o crescimento de ocorrências de roubo de senhas do orkut de uns tempos para cá! então todo o cuidado é pouco.
Hoje mesmo quase que fui vítima de um desses ataques os quais ocorrem em grande maioria por envio de e-mail falsos e page fakes.
Me ocorreu o seguinte: recebi o e-mail cujo endereço era do orkut "no-reply@orkut.com" a primeira vista um endereço desses parece confiável, não? mas não é!

Image Hosted by ImageShack.us
no campo do e-mail havia um relato de abuso no meu perfil do orkut e que eu poderia ser até processado pelo conteúdo publicado, fiquei até então um pouco assustado. mas desconfiei quando me pedia para clicar no link para acessar a conta, aí então copiei o link e colei num navegador diferente ao que eu uso para logar em minha conta. abriu uma pagina idêntica a do orkut, o link é esse para quem desejar visualizar: "http://www.sveakakel.se/support/support.php?hl=br&answer=48579" mas no campo do login se vc clicar é baixado para seu pc um software altamente prejudicial, pelo que vi é um aplicativo espião então descartei o carregamento imediatamente.
O que aconteceria se tivesse dado continuidade?
O software seria instalado em meu pc e a partir daí capturaria todas as informações e seriam enviadas a algum maluco por aí que esteja por traz disso!
Infelizmente muitas vitimas são feitas todos os dias por esses malandros que usam de todos os meios possíveis.
Então se você não quer ser mais uma vitima aconselho que sigam as nossas orientações:
Preserve a sua conta, evite transtornos
* Nunca acesse links a partir de seu e-mail esses links podem ser de paginas falsas (elas são identicas ao osite original, podem ate ter urls mascaradas para confundi-lo,onde o unico objetivo é capturar informações dos usuarios.
*Ao receber notificações do orkut, blogger etc no seu e-mail use abrir a sua conta a partir do navegador sem usar esse link, se hover alguma notificação veridica a mesma aparecerá em seu perfil.
* Evite computadores compartilhados (publico, lan houses, etc) muitos hackers costumas instalar programas espioes nesses pcs para capturar os dados de quem os acessam (ex: um camarada vai uma lan house acessar a net entao ele aproveita e instala digamos um programa tipo o spyvisor por exemplo então ele o configura para receber os logs por seu e-mail, aí ele encerra a sua sessão e vai embora. depois vc vai nessa lan e acessa a net do mesmo pc, a partir dai tudo o que vc digita é enviado para esse receptor sem que vc saiba.
* Se vc tem orkut e blogger e outros serviços do google use contas separadas uma para o orkut e a outra para os demais serviços, para caso a do orkut seja hackeada o que é mais comum, seu blog pelo menos ficará a salvo e é uma dor de cabeça a menos.
* Edite seu perfil nas contas do google preenchendo todas as informações necessárias o mais corretamente possivel, isso ajudará caso precise recuperar sua conta.
* Usar senhas com combinaçoes dificeis tambem é uma boa idéia (letras, numeros e simbolos) e com o maior numero de caracteres possiveis e jamais senhas obivias como datas e nomes. alterá-las de tempos em tempos tambem ajuda.
** Se alguem tiver ou teve alguma experiencia e desejar compartilhar, use nosso espaço de comentários. toda a colaboração é bem vinda!

Compartilhe esse artigo para evitarmos que mais pessoas caiam nesse tipo de armadilha, lembre-se: "não devemos desejar a outros, aquilo que não queremos para nós mesmos!"

Siga-nos! orkut - twetter - dihitt

9 comentários:

Fala aê. Beleza?
Valeu pelas dicas. Temos que ficar de olhos sempre abertos a fim de tentarmos nos proteger desta turma.

Forte abraço.

Para que isso não aconteça, use um Sistema operacional seguro, MAC ou Linux. Caso precise mesmo utilizar Windows, acesse seus e-mails e redes sociais que possuam senha, APENAS da sua casa. Não utiliza computadores de lan houses ou de locais desconhecidos. Possuo conta em várias redes sociais e tenho muitos e-mail. Nunca roubaram meus profiles ou minha senha.
SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!

Olá parceiro!
Dica muito interessante, para evitar a invasão de Orkut. Copiei o artigo em meu blog para espalhar para as pessoas, os riscos que elas correm na internet, mas não se preocupe, eu coloquei os créditos!
Abraços, continue assim, sempre com conteúdos de qualidade.

Eu sempre penso em deletar a conta do Orkut, tenho verdadeira repugnancia por este site, só mantenho por causa de alguns poucos parentes e amigos de infancia.

Otimas dicas

Primeiro vou dar uma dica pra vcs ...........
Se o cara tem uma pagina fake de qualquer site de relacionamento e vc acessa na por ignorância automaticamente quanto vc preenche o login e senha do site....
sua senha é enviada para o pc do cara atraves de php e banco de dados.
entaum naum preencha os campos com sua conta q vc usa direto.
se for entrar na empresa e for bloqueado o acesso por proxy.
>naum entre em sites q prometem acessar seu orkut pode ate faze-lo mas eles capturam suas senhas........
A alternativa existem diversos programas para navegar anonimo ao servidor da net

Dentre eles o ultrasurf
aqui o site
www.ultrareach.com/

Entaum naum adianta se é linux mac o windows mas sim oq vc faz e onde faz.

Isso mesmo amigo, é como se vc usasse um colete a prova de balas e levasse um tiro na cabeça, rsrsrs é engraçado mas é verdade, não adianta usar softwares de segurança sistemas seguros etc... se a pessoa não se cuidar, toda essa segurança não terá efeito nenhum.
Boas dicas!!!!!!!

Sistemas operacionais como Linux e Mac, servem para proteção contra alguns tipos de vírus e ameaças que atacam o Windows, já que cada SO possui um tipo de executável diferente. Em meu linux nunca usei anti-virus, e nunca obtive um problema com ameaças, mas com esses sites que roubam dados, nem um Sistema operativo escapa.

è parceiro todo o cuidado é pouco, concordo contigo valeu!

Postar um comentário